Rugas nunca mais! Confira 10 alimentos que ajudam a reduzi-las

Enviada em 27/01/2019 20:37
Googletomatetomate

Alguns dos principais alimentos que previnem o envelhecimento das células e retardam o aparecimento das rugas são castanhas, frutas vermelhas, abacate e salmão.

Esses alimentos são ricos em antioxidantes que agem combatendo o envelhecimento precoce e melhorando a saúde da pele, além de conterem nutrientes que favorecem a reprodução adequada das células.

Veja a seguir os top 10 alimentos que combatem as rugas e saiba como usá-los.

1. Tomate

O tomate é muito rico em licopeno, um dos mais poderosos antioxidantes da natureza. O licopeno ajuda a proteger a pele dos efeitos dos raios solares e, juntamente com a vitamina C que também está presente no tomate, forma uma ótima barreira contra rugas e manchas causadas pela radiação solar.

O licopeno está presente em maiores quantidades em alimentos derivados do tomate que passaram por tratamentos térmicos, como o molho de tomate. Assim, o ideal é consumir pelo menos 5 colheres de sopa de molho de tomate por dia.

2. Abacate

Outros alimentos que previnem as rugas

Já bastante utilizado em cremes e produtos de beleza, o abacate é rico em vitamina E, que atua como um antioxidante mais potente que a vitamina C, e em vitaminas do complexo B, que são importantes para a reprodução celular.

Assim, essa mistura de vitaminas favorece uma renovação mais rápida e saudável da pele, mantendo-a jovem por mais tempo. Para obter esses benefícios, deve-se consumir cerca de 2 colheres de sopa de abacate por dia.

3. Castanha-do-pará

A castanha-do-pará é uma das principais fontes de selênio, um mineral que ajuda a regular a produção de hormônios do corpo, que protege o DNA das células e que atua como antioxidante.

Além disso, as castanhas-do-pará são ricas em ômega-3, e os seus benefícios já são obtidos através do consumo 1 unidade de castanha por dia. Veja todos os benefícios da castanha-do-pará.

4. Linhaça

A linhaça é uma das principais fontes de ômega-3 do reino vegetal, além de ser rica em fibras e atuar ajudando no emagrecimento, o que ajuda a se livrar de uma pele flácida e sem vida.

Para tirar o maior proveito dos seus benefícios, deve-se consumir a linhaça triturada na forma de farinha e, se possível, triturar as sementes no momento do consumo. O ideal é consumir pelo menos 2 colheres de chá por dia, que podem ser adicionadas em cereais, iogurtes ou vitaminas.

5. Salmão e peixes gordos

Peixes gordos como salmão, atum e sardinha são ricos em ômega-3, um tipo de gordura que ajuda a reduzir a inflamação no organismo, hidratar a pele e protegê-la dos danos dos raios UVB, que têm grande influência no envelhecimento precoce da pele no aparecimento de manchas.

O ideal é consumir esses peixes pelo menos 3 vezes por semana, juntamente com uma alimentação balanceada e rica em gorduras boas, fibras e água.

6. Frutas vermelhas e roxas

Frutas vermelhas como morango, framboesa e mirtilo são ricas em antocianinas, compostos que ajudam a preservar o colágeno da pele, mantendo sua estrutura e prevenindo sua degradação.

Além disso, as antocianinas aumentam o efeito antioxidante da vitamina C, o que contribui ainda mais para a saúde da pele. O consumo recomendado é de 1 porção de frutas vermelhas por dia, o que pode ser medido como cerca de 10 unidades por dia.

7. Ovos

Os ovos são uma fonte completa de proteínas, sendo ricos nos aminoácidos glicina, prolina e lisina, compostos essenciais para a produção de colágeno, a substância que dá sustentação e firmeza à pele.

Para aumentar a absorção das proteínas do ovo no intestino, ele deve ser consumido inteiro, incluindo a gema.

8. Brócolis

Vegetais verdes como brócolis e espinafre são fontes de nutrientes como vitamina C, carotenoides e coenzima Q10, todos importantes para uma boa saúde e reprodução das células da pele.

Seus benefícios são obtidos principalmente quando o brócolis é orgânico e apenas levemente cozido no vapor.

9. Chá verde

Além de ajudar a emagrecer, o chá verde também contribui para a hidratação e saúde da pele devido ao seu alto teor de catequinas, substâncias com alto poder antioxidante e anti-inflamatório.

Para extrair ao máximos as catequinas do chá, deve-se deixar as folhas secas do chá verde ferverem por pelo menos 5 minutos na água antes de desligar o fogo. Saiba como tomar chá verde para emagrecer.

10. Cenoura

A cenoura é uma das principais fontes alimentares de beta-caroteno, nutriente que protege a pele contra o envelhecimento causado pelos raios solares. Esse nutriente está disponível em maiores concentrações nas cenouras orgânicas, que devem consumidas de preferência na sua forma crua, incluídas em saladas e sucos. 

Fonte: Tua Saúde

Últimas notícias

Mais noticias